A ARTE QUE SEGUE NOVO CAMINHO

TomTykwer-CorraLolaCorra

por  Susana Schild ( O Globo)

Marcelo Masagão pode ser visto como uma espécie de Bispo do Rosário das imagens. Enquanto o artista do Museu do Inconsciente realizou um inventário do mundo a partir de objetos conhecidos, Masagão, como devotado arqueólogo da sétima arte, parece buscar um novo sentido para as incontáveis possibilidades de reorganização oferecidas pelo universo fílmico. Seus temas costumam ser abrangentes: grandes e pequenas histórias do século XX integram seu documentário de estreia, o elogiado “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (1999), provocado por “Era dos extremos”, do historiador inglês Eric Hobsbawn.

“Em ato, atalho e vento”, a concepção é ainda mais ambiciosa. Inspirado, nada menos, que por “O mal-estar na civilização”, de Sigmund Freud, alçado a “consultor espiritual” da empreitada e apresentado com créditos que remetem à “Guerra nas estrelas”, este filme de montagem alinhava a impressionante marca de 4.891 cortes, 2.223 atores, 5.041 locações em 722 cidades. O material foi abduzido de 143 filmes, da era muda, passando por Kubrick, Hitchcock, Kieslowsky, entre dezenas de outros realizadores.

No comando da nave, como diretor, pesquisador, roteirista e editor, Masagão não se reprime em exercitar a livre associação pregada pelo pai da psicanálise. O resultado pode sugerir um novo sentido para a profusão de imagens ou o oposto, um desgaste pelo caráter excessivamente aleatório das opções. De qualquer forma, há trechos deliciosos, outros menos, que, somados podem render incontáveis teses sobre a função da montagem em tempos de excessos. Um ponto indiscutível: a excelência da trilha sonora, com música original de Eduardo Queiroz, Felipe Alexandre, Guilherme Rios e Wilson Sukorski.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s