ATO, ATALHO E VENTO

Sokurov-Fausto

POR ALESSANDRA RUIVO (Blog CineClub)

Saber que o filme Ato, Atalho e Vento de Marcelo Masagão foi feito de fragmentos de 143 filmes e 1 livro: O Mal-Estar na Civilização de Freud, não diz ao que o filme se propõe!
Aliás, esse é um filme que não se propõe a definir ou representar.
Ele é uma experiência! E como tal, cada um terá a sua.
O que parece unânime é que o filme emociona, sensibiliza e não se sabe bem o porquê.
Somos tomados por uma espécie de viagem no tempo (entenda-se tempo no sentido de tempo interno), nos vemos fixados nas sequencias de cenas, cenas estas que não mostram o enrendo central, mas os detalhes, que falam mais que as palavras…  Um chapéu sendo levado solitariamente pelo vento em uma floresta, uma maçã que rola solta e sem destino…
As cenas seguem e nos percebemos angustiados, revelando nossa complexa condição humana: seres marcados pela pulsão e consequentemente pelo desejo; o denunciante de nossa falta. Assistimos sequencias de olhares profundos,como se fossem a janela de nossa alma; de beijos que não acontecem, marcando nossos desencontros; de pessoas dormindo e acordando alarmadas devido aos seus pesadelos, nos confirmando que mesmo dormindo a demanda pulsional continua.
Enfim, cenas que tentamos representar, mas que nos revelam que há algo de irrepresentável em nós! Que também somos o “entre as coisas” como ele assim também se referiu ao filme.
Quando parece que o filme acabou, temos uma surpresa, que obviamente não se revelará aqui. A explicação singela e porque não dizer inocente (no sentido puro da palavra) de Marcelo Masagão é que a utilização desse recurso final, foi para que o filme atingisse o tempo necessário para ser caracterizado como longa-metragem. Racionalizações à parte, podemos pensar nos inúmeros sentidos que isso pode nos causar.
Vale a pena conferir!!
Alessandra Ruivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s